sexta-feira, 11 de abril de 2008

Tratamento diferenciado do caso Isabella


Tratamento diferenciado do caso Isabella


Novamente utilizo este espaço para falar sobre o caso que chocou o Brasil. Seria chover no molhado repetir detalhes do crime da menina Isabella Nardoni, de 5 anos. Quero me reportar agora a diferenciação do caso. Agora a pouco, das 12:45 até as 14:00 horas, estava zapeando canais, na televisão sempre entre Globo e Record.
É nítido o envolvimento destas emissoras no caso. Começo falando e tratando sobre a poderosa Rede Globo de Televisão. Ancorados no ‘Jornal Hoje’ por Evaristo Costa e Sandra Annemberg a direção de jornalismo da emissora fez uma grande operação para acompanhar a saída de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá das delegacias. Sim, pois como sabemos hoje, após 8 dias de prisão, eles conseguiram um hábeas corpus de soltura. Com um time de repórteres posicionados em mais diversos lugares foi feito um giro sobre o fato e os últimos acontecimentos.
Já no caso da Record, dentro mais especificamente do programa ‘Balanço Geral’ (que acompanhei) percebemos que o comando de Geraldo Luiz, dividindo espaço na tela e no estúdio com Percival de Souza tínhamos um time de repórteres (em maior numero) sedentos pela informação, pelo furo, pelo mínimo detalhe do fato.
Aí é que entro e faço um adendo. Percebi, e acredito que não é tão difícil assim, que a Rede Globo, como segue sua linha editorial, fez do caso algo jornalístico, como manda o figurino, sem um estardalhaço de parar o Brasil. Já a Rede Record mostra sua linha: um jornalismo comentado, baseado nos conhecimentos de Percival de Souza e no carisma inegável e no poder de presença no vídeo de Geraldo Luiz.
A Record, caros amigos (Balancem comigo!) apela para o sensacionalismo puro, nu e crú. Estou obviamente dando a minha opinião sobre o que percebi mas gostaria que você que está lendo o blog neste momento pensasse sobre o assunto. Quem sou eu para defender a Rede Globo (não ganho para isso), mas o jornalismo feito pela plim-plim tem talvez um caráter de “emissora séria”. Posso estar errado, pode ser a linha editorial do jornalismo de cada uma, mas foi a minha percepção do fato hoje.
Tenho dito

Boa sexta-feira.

Lucas Maraschim Matias

Um comentário:

Anônimo disse...

Você fora muito feliz em escrever este texto, pois retrata a a proga por um numero...a audiencia.
Relata tb os diferentes focos de um mesmo fato.
O que eu posso contribuir sobre este assunto é que cada emissora tem seu perfil de jornalismo, mas acho um exagero da Record na transmissão desta informação...Sensacionalismo puro
e demasiado