quarta-feira, 23 de abril de 2008

Rádio - citando Ferraretto



Então. Cada vez mais aperta o tempo, devido aos trabalhos de faculdade e as pesquisas do dito TCC. Estou vendo muitas coisas em livros para ter uma fundamentação teórica no meu tema, que envolve (lógico) o Rádio.
Cito aqui algumas colocações transcritas na página 23 do livro “Rádio – o veículo, a história e a técnica, de Luiz Artur Ferraretto. Um livro muito bom que faz uma avaliação, desde os índices de audiência do Rádio no Brasil e no mundo. Estou gostando da leitura e compartilho com vocês.

RÁDIO

Meio de comunicação que utiliza emissões de ondas eletromagnéticas para transmitir a distância mensagens sonoras destinadas a audiências numerosas. A tecnologia é a mesma da radiotelenovela (ou seja, transmissão de voz sem fios) e passou a ser utilizada, na forma que se convencionou chamar de Rádio, a partir de 1916, quando o russo radicado nos Estados Unidos David Sarnoff anteviu a possibilidade de cada indivíduo possuir em sua casa um aparelho receptor. Rabaça e Barbosa acrescentam ainda:

“Veículo de radiodifusão sonora que transmite programas de entretenimento, educação e informação. Música, notícias, discussões, informações de utilidade pública, programas humorísticos, novelas, narrações, de acontecimentos esportivos e sociais, entrevistas e cursos são os gêneros básicos dos programas. Serviço prestado mediante concessão do Estado, que o considera de interesse nacional, e deve operar dentro de regras preestabelecidas em leis, regulamentos e normas”.

É isso por hoje.
Boa quarta-feira a todos
Abraço!


Lucas Maraschim Matias

Nenhum comentário: