terça-feira, 15 de abril de 2008

Televisão, poder e linguagem andando juntos

Olá!
Hoje estou postando aqui um trabalho feito na disciplina de Telejornalismo I do dia 08 de março do ano de 2007. Primeiro semestre do ano passado, primeira cadeira do curso de tele. Quero agradecer ao meu amigo Thiago Dallavéchia pelo comentário no caso Isabela. Com vocês um artigo falando sobre a televisão.
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
UNOESC – CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
DISCIPLINA – TELEJORNALISMO I
PROFESSOR - EMANNOEL LOURENÇO 08/03/2007
ACADÊMICO – LUCAS MARASCHIM MATIAS

Televisão, poder e linguagem andando juntos

A Televisão é o meio de comunicação que mais cativa a atenção do público em geral. Imagens associadas com uma linguagem, em todos os gêneros de reportagens ou programas variados, trazem ao telespectador a noção real dos fatos em evidência.
A instantaneidade ou a velocidade com que as informações são repassadas faz com que o jornalista tenha que montar sua reportagem em um curto espaço de tempo. A rotina corrida é companheira diária dos jornalistas.
Tratando especificamente sobre jornalistas que atuam em televisão ou mídia on-line, a imagem deve estar associada à linguagem jornalística. Matérias de cunho social ou corriqueiras se bem trabalhadas rendem ótimas pautas.
Gostaria de utilizar aqui um exemplo do que é um bom repórter. Régis Roesing, um gaúcho que trabalha na TV Globo do Rio de Janeiro e faz reportagens esportivas. Na minha concepção, este profissional sabe muito bem utilizar e aliar imagem com a linguagem jornalística.
Ele usa e abusa em suas reportagens de uma técnica descrita por Roland Barthes (1915-1980) onde para se noticiar com emoção utiliza-se em diferentes aspectos a figura de uma criança, uma mulher e um idoso.
Na concepção de Barthes e, seguida de Roesing, esta forma de mostrar os fatos por três ou mais visões traz uma forma emotiva e real, apelando para o lado sensacionalista dos acontecimentos.
A imagem pode e deve ser aproveitada pela sua força, capacidade de convencimento e poder de expressão. A televisão, e agora a mídia on-line, são os únicos veículos que em que o telespectador pode estar nos lugares através das imagens, sem nem mesmo precisar sair do conforto da sala de casa.
A credibilidade das imagens, aliada também à do veículo e do repórter causam uma veracidade nos fatos narrados nas reportagens. Basta ao repórter saber trabalhar a linguagem jornalística e associa-la à imagem.
Lucas Maraschim Matias

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