quarta-feira, 9 de julho de 2008

Culturas híbridas no extremo-oeste de SC?

(Foto García-Canclini)



Culturas híbridas no extremo-oeste de SC?

Sim. “Já” estou estudando para a G3 de Mídia e cultura. A prova é na próxima sexta-feira. É uma disciplina legal, mas exige muita teoria. Agora a pouco estava olhando a prova de G2 e vi que às vezes a gente erra “coisas” que não da pra entender. Mas sem lamentações.

Uma passada nos olhos no conteúdo e vejo o nome de García Canclini. Vamos as apresentações. Segundo pesquisa no google (http://www.google.com/) Néstor García Canclini é filósofo e antropólogo argentino radicado no México. Doutorou-se na Universidade Nacional da Prata e na Universidade de Paris. Foi professor da Universidade da Prata e da Universidade de Buenos Aires. Atualmente, é professor e investigador da Universidade Nacional Autônoma do México, Unidade Iztapalapa, onde dirige o Programa de Estudos sobre Cultura.

Ele fala sobre culturas híbridas. Em conversa informal com o professor Rafael (que ministra a disciplina) algumas colocações importantes foram feitas sobre culturas híbridas e a cultura do extremo-oeste de SC.

García-Canclíni diz que as culturas, quando entram em contato com outras, tornam-se novas culturas, aprimoradas, adaptadas as questões territoriais, de modos de produção de cada região. Ele combate a idéia de “puritanismo” cultural, a idéia de que possa existir uma região sem cultura. A nossa cultura do extremo-oeste de Santa Catarina não é somente originária dos gaúchos. A minha opinião é contrária àqueles que dizem que o Oeste de SC é um pedaço do RS. Vamos aos fatos.

Segundo o professor Rafael a cultura gaúcha e a do extremo oeste de SC pode ter traços de semelhança, de origem provável. A cultura dos gaúchos usar de bombachas, tomar chimarrão e fazer churrasco é oriunda de índios e espanhóis. O que temos nós haver com índios e espanhóis?

Na verdade a cultura do mundo tomou algumas características no RS e a partir daí ela foi difundida. O Oeste de SC é uma mescla cultural de descendentes de alemães, italianos e gaúchos que, juntos associaram seus conhecimentos à divisa com a Argentina, ao relevo e os rios da região, aproveitando o clima para formar uma característica própria, que existe somente aqui. É isso. Não me venham falar, portanto que somos uma parte do RS.

Culturas híbridas e Canclíni, uma página do conteúdo da prova de sexta-feira.





Texto: Lucas Maraschim Matias

Nenhum comentário: