quarta-feira, 18 de junho de 2008

Para Franklin Martins, a imprensa também deve receber críticas




Texto legal do site: http://www.comunique-se.com.br/




Para Franklin Martins, a imprensa também deve receber críticas


Em entrevista concedida a Ricardo Kotscho, do iG, o ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, Franklin Martins, destacou que, para fazer um bom trabalho, a imprensa deve ser criticada. “Uma imprensa que não é criticada é uma imprensa que não convive bem com a liberdade dos outros de darem opinião”, observou.
Ele respondia uma questão sobre as críticas quase que diárias feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o trabalho a imprensa. Segundo Franklin, essas mesmas críticas ajudam os jornalistas.
Para Franklin, a imprensa, como instituição, é um espaço de disputa política. “Quem não entender isso não entende o papel da imprensa dentro de uma sociedade moderna, democrática e de massas. Então, é normal que o presidente, ou mesmo a oposição, ou qualquer pessoa que participa da disputa política, possam criticar, fazer avaliações do trabalho dos outros da mesma forma”.

Mudanças na imprensa brasileira



O crescimento dos jornais populares chamou a atenção de Franklin. Ele define esses diários como “vibrantes”, sem ter qualquer preocupação “em fazer a cabeça das pessoas, mas só em contar o que está acontecendo”.
Na opinião de Franklin, a internet tem tornado mais viva a crítica sobre os jornais que, para ele, não vão acabar. É através da web que os leitores estão criticando e trocando informações. “Às vezes, isso é feito de uma maneira muito selvagem, meio agressiva, o que é muito ruim. Deveríamos encontrar mecanismos para tornar isso mais civilizado. Ao mesmo tempo, significa que existe um debate e isso funciona como um fiscal sobre jornais, revistas e televisão. Força a grande mídia a ser mais humilde, o que muitas vezes é positivo”.

Nenhum comentário: